terça-feira, 31 de março de 2009

Projeto Ambientalistas Educadores é finalizado na Bahia com plano de continuidade de ações até 2010.


O Projeto Ambientalistas Educadores – PAE, reuniu cerca de 20 ambientalistas do Estado da Bahia em seu último módulo presencial de atividades, realizado de 09 e 13 de março na cidade de Salvador/Ba.

O PAE é uma iniciativa do Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBÁ), na Bahia, e do Centro de Estudos Ambientais (CEA), no Rio Grande do Sul, que tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Seu objetivo é desenvolver, nestes dois estados brasileiros, um processo de formação continuada para aprimorar a atuação de educadores ambientais da sociedade civil ambientalista. Na Bahia, esta formação deu ênfase especial ao aprimoramento da atuação do terceiro setor ambientalista nos órgãos colegiados de gestão socioambiental.
O programa da formação do PAE-BA ocorreu em três módulos presenciais:
- no Módulo I, realizado no final de novembro de 2008, foram trabalhados conceitos fundamentais sobre meio ambiente e sustentabilidade, gestão ambiental, o que são e como funcionam os colegiados de gestão, além de metodologias para tomada de decisão e mediação de conflitos em trabalhos no coletivo;
- no Módulo II, que aconteceu no final de janeiro de 2009, foi discutida a Política Nacional de Educação Ambiental, o Sistema Nacional de Meio Ambiente, o papel das ONGs e movimentos sociais, conflitos ambientais, educomunicação, licenciamento ambiental e EIA-RIMA;
- no Módulo III, ocorrido em março de 2009, o programa de formação foi finalizado com os temas Governança das águas; documentos internacionais sobre meio ambiente (Protocolo de Kioto, Convenção sobre Diversidade Biológica e Declaração de Dublin), educação ambiental no licenciamento e na gestão participativa de unidades de conservação, indicadores de sustentabilidade, responsabilidade e compromisso em trabalhos no coletivo, além da elaboração do plano de continuidade do PAE.

Durante os intervalos entre os módulos presenciais, cada participante realizou atividades de campo que envolveram tanto a organização, como o colegiado onde atua. Como resultado concreto destas atividades, o grupo produziu um “Balanço do Funcionamento dos Colegiados de Gestão Socioambiental da Bahia”, o qual já foi apresentado a representantes da área ambiental do governo do Estado. Também estão em fase de conclusão os dossiês que tratam sobre uma série de conflitos ambientais existentes nas regiões onde atuam as ONGs participantes do PAE.

Professores convidados
O programa de formação contou com a presença de professores de alto nível, reconhecidos nacional e internacionalmente em suas áreas de atuação. Entre eles, podemos destacar a presença de Luis Roberto Moraes, Professor Doutor da Escola Politécnica da UFBA, que falou sobre Governança das Águas: gestão e saneamento ambiental; Severino Agra, Professor Doutor da Escola Politécnica da UFBA, que falou sobre os instrumentos de gestão ambiental e os indicadores de sustentabilidade; Avelar Mutim, Professor Doutor da UNEB, que facilitou debates e apresentações, auxiliando a sistematização dos resultados dos trabalhos de campo; Frederico Loureiro, Professor Doutor da UFRJ, que falou sobre Educação Ambiental no Licenciamento e na Gestão de Unidades de Conservação e Marcos Sorrentino, Professor Doutor da UNESP, que falou sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e o Sistema Nacional de Meio Ambiente.

Presença de Gestores Públicos

No Módulo III, o PAE proporcionou aos participantes um momento de debate com os gestores públicos responsáveis pelos principais colegiados de gestão socioambiental do Estado. Esta mesa redonda contou com a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente e presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CEPRAM, Juliano Matos; da diretora de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e representante do Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, Lúcia Anello; do diretor do Ingá e presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CONERH, Júlio Rocha; e de Ângelo Oliva, Kity Tavares e Lilite Cintra, coordenadores da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA/BA.

Aproveitando a presença de Lucia Anello para o PAE em Salvador, o Gambá organizou também uma palestra aberta ao público sobre “A Atual Política Nacional de Educação Ambiental”. Lúcia falou sobre a atual gestão do MMA, sobre as dificuldades financeiras enfrentadas e sobre os projetos prioritários na área de educação ambiental.

O plano de continuidade foi a última etapa do projeto, onde os participantes planejaram ações de continuidade para cada região do Estado e ações de integração para o grupo como um todo. De acordo com Marja Milano, coordenadora do PAE na Bahia, o plano de continuidade elaborado coletivamente marcou o momento crucial em que a responsabilidade pela continuidade do Projeto saiu das mãos dos organizadores e passou a ser de todos os participantes.

Nenhum comentário:

Calendário das atividades do Projeto:

Módulos Presenciais (Salvador):

24 – 29/novembro/2008 – Módulo Presencial I
26 – 31/janeiro/2009 - Módulo Presencial II
9 – 13 /março/ 2009 - Módulo Presencial III

Atividades de campo:

até 25/janeiro/2009 - Atividade de campo I - mapeamento dos colegiados.